Como aplicar textura e grafiato na parede ou muro?

Como aplicar textura e grafiato na parede ou muro?
Aplicação de Textura ou Grafiato Curitiba na parede ou no muro da sua casa é uma daquelas etapas que você mesmo pode fazer. Quando eu estava terminando a construção da minha casa é o dinheiro já tinha acabado, eu e minha esposa resolvemos encarar essa tarefa de fazer aplicação na parte externa com textura se pelo menos uma parede interna com grafiato Curitiba. Acredito que o resultado final não ficou tão bom como se um profissional tivesse feito, mas foi aceitável o resultado considerando que foi feito por dois amadores em pintura.

O grafiato é um pouco mais difícil de fazer do que a textura, primeiro porque ele seca muito rápido e depois porque é necessário um pouquinho de habilidade para fazer os riscos certinhos sem ficar parecendo coisa de amador. A textura é passada com rolo e por isso é bem mais tranquilo, embora também exija um pouco de habilidade.

Como aplicar grafiato

Este vídeo mostra como fazer a aplicação do grafiato na parede com diversas dicas e um sistema de tira dúvidas com algumas dúvidas respondidas, como:

  • Qual a diferença entre textura e grafiato?
  • Como faço o grafiato com gliter?
  • Como faço o grafiato perolado?
  • Grafiato protege contra a umidade?
  • Entre outros
 

Este segundo vídeo já é um pouco mais prático, onde um profissional da área faz a aplicação do grafiato em um muro. Ele é muito bom para quem deseja ver como é feito na prática e pegar aqueles detalhes de como usar a desempenadeira, entre outros.


Eu tenho uma dica que vale para pessoas inexperientes como eu que é aplicar na parede de cima a baixo e não fazer a parte de cima para depois fazer a parte de baixo, pois neste caso talvez ficará a marca separando uma parte e outra.

Como aplicar texturas

Este vídeo é bem rapidinho, mas é o suficiente para você ver como deve ser aplicado a textura usando o rolo.


Minha dica para aplicar textura é você manter sempre a mesma estratégia, ou seja, se em um momento você passa o rolo de um jeito e em outro momento passa de outro, ficará diferente o resultado. Esta foi minha maior dificuldade. Isto inclui a forma de diluição, pois a mesma estratégia e quantidade de água usada na diluição de uma preparação, deve ser para as outras.