Como fazer grafiato na parede

Como fazer grafiato na parede
Se alguma parede de sua casa está precisando de uma pintura nova ou se pretende reformar algum cômodo, temos uma ideia muito interessante para si. O grafiato é uma textura que vai fazer com que a sua parede fique com um efeito de ranhuras, conseguindo uma aparência rústica mas ao mesmo tempo elegante. Este efeito pode ser aplicado tanto em paredes internas como externas. O melhor de tudo é que pode conseguir este efeito você mesmo, sem precisar contratar um especialista na área. Para além de poupar na carteira, pode se tornar num trabalho muito divertido para juntar a família. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como fazer grafiato na parede.


1) Antes de fazer grafiato na parede, deverá começar por preparar o cômodo a ser pintado. Não se esqueça de proteger rodapés, paredes laterais e molduras de gesso usando fita crepe. Para além de proteger estas zonas, conseguirá um melhor acabamento na sua pintura.

2) De seguida, deverá diluir o primer acrílico com cerca de 5 a 10% de água. Pode diluir o primer em um balde ou numa bandeja própria para pintura. Mexa tudo até ficar com uma mistura homogênea. O primer tem como objetivo tapar a cor atual da parede e preparar a parede para a aplicação da massa. Dependendo do tamanho da parede, pode aplicar o primer com uma trincha ou um rolo de lã. Deve esperar entre 4 a 6 horas até o primer secar.

3) Depois de ter aplicado o primer acrílico na parede, comece a preparar a massa texturizada. Num balde, dilua a massa com 5 a 10 % de água. Dependendo do fabricante da massa, a percentagem de diluição pode deferir, por isso deve sempre seguir as indicações do fabricante. Se utilizar mais do que uma embalagem de massa texturizada, é importante que a proporção de água no processo de diluição seja exatamente a mesma, para evitar manchas de um lote para o outro.

4) Quando obtiver uma massa uniforme, coloque uma camada da mesma sobre uma desempenadeira de aço. É importante que trabalhe com ferramentas sem ferrugem, pois caso contrário poderão deixar a massa amarelada. Comece a aplicar a massa na parede uniformemente, mantendo sempre a mesma espessura.

5) Vá aplicando a massa aos poucos, para depois ir trocando de ferramenta. Sobre a massa que aplicou, passe a ferramenta risca fácil, que tem forma de um pente, de cima para baixo.

6) Após passar o pente pela parede, esta ficará com um aspeto rugoso. Para tirar o excesso de massa da parede, deve de utilizar a desempenadeira, deslizando verticalmente, tal como o pente.

7) Como poderá ver a parede já tem um efeito de ranhuras. Deverá aguardar cerca de 24 a 48 horas até a massa secar por completo.

Necessita
Primer acrílico de uma cor à sua escolha.
Massa graff de uma cor à sua escolha.
Desempenadeira de aço.
Trincha ou rolo de pintura.
Fita crepe.
Balde.
Mexedor.
Ferramenta risca fácil.